Salas de jantar - Um guia completo com dicas e fotos

Seja em um jantar romântico, almoço com a família ou uma pizza com os amigos. A sala de jantar sempre será palco de boas recordações. Muitas das nossas lembranças afetivas mais antigas estão diretamente relacionadas a esse ambiente.

 

No entanto, a correria do dia a dia não nos deixa com muito tempo para apreciarmos esses bons momentos. Então quando eles acontecem que sejam em um ambiente lindo e aconchegante.

 

Para que essa experiência seja completa é indispensável uma sala de jantar bem decorada, com um projeto executado com qualidade e que tenha a cara de seus moradores.

 

Nesse post separamos algumas dicas e ideias para sua sala de jantar ficar linda e pronta para protagonizar grandes momentos com sua família.

Vamos começar pela escolha da mesa

Com certeza o coração de uma bela sala de jantar é a sua mesa. Por isso comece a planejar sua sala por ela. Toda a decoração da sala de jantar deve ser pautada a partir do modelo e estilo de mesa que escolher.

 

Para espaços grandes uma mesa retangular é uma boa opção. O formato é ótimo para cantos ou para ficar próximo a janelas. A mesa retangular cai bem tanto em decorações mais clássicas, quanto nas mais modernas.

Mesas retangulares são perfeitas para salas de jantar grandes

Mas se a ideia é a interação entre as pessoas então uma mesa redonda ou oval são ótimas opções pois permitem que as pessoas fiquem sentadas frente a frente.

 

Esses formatos também são ideais em salas de jantar menores ou onde a ideia é criar uma integração com outros ambientes da casa.

Mesas redondas ou ovais permitem mais interação entre as pessoas e são perfeitas em salas de jantar menores

O material utilizado na mesa varia muito e depende do estilo de sua sala de jantar. Pode ser madeira, vidro, cimento queimado, laca ou MDF.

 

Para que uma pessoa se sinta confortável sentado à mesa, com espaço para comer, conversar e utilizar os utensílios, uma mesa deve ter no mínimo 60 cm de largura por 45 de profundidade por posição. A altura é de geralmente de 75 cm.

Iluminação

Em uma olhada rápida nas fotos dessa matéria é fácil perceber que a iluminação é fundamental para o sucesso de uma sala de jantar. Errar na iluminação pode comprometer todo o projeto de design da sala.

A iluminação deve ser leve, elegante, confortável e levar em consideração o estilo de decoração da sala. A regra básica é que a luz esteja apontada para a mesa e não na cabeça das pessoas.

Uma boa dica é utilizar uma iluminação que se adeque com a ocasião. Um jantar com a família e amigos pede uma luz que ilumine a mesa toda, já um jantar mais íntimo uma iluminação mais leve e focada nas posições da mesa.

É importante que a luz além de iluminar a mesa também destaque detalhes da decoração. Para isso é importante escolher a luminária certa.

Luminárias

Depois da mesa, com certeza as luminárias são as estrelas de uma sala de jantar. E como uma boa estrela cada uma tem o seu brilho. Por isso é interessante conhecer os principais modelos e suas aplicações.

Pendentes

As luminárias pendentes são versáteis, se destacam em salas com decoração clássica à mais moderna e são muitos os tipos, modelos, cores e texturas.

 

As luminárias pendentes circulares são as mais utilizadas e ficam bem com vários tipos de mesas. 

pendentes em formatos circulares combinam com vários tipos de mesas
Os pendentes combinam com vários estilos de decoração e são muitos os modelos, cores, e texturas

Se a ideia é iluminar todo o ambiente, luminárias feitas com materiais translúcidos são uma boa pedida. Já para iluminar um móvel ou as posições na mesa o ideal é utilizar pendentes fechados.

 

Em uma mesa de jantar grande instale mais de um pendente, elas podem ser do mesmo modelo ou um conjunto diferente.

 

Outro detalhe que não pode ser ignorado é a altura de instalação. A distância mínima entre a cúpula e o teto é de 20 centímetros. Sobre a mesa de jantar a altura indicada é de 70 a 90 centímetros entre o tampo e a cúpula.

Para iluminar todo o ambiente aposte em vários pendentes translúcidos sobre a mesa

Lustres

Se o que você procura é uma boa iluminação aliada a muito requinte e sofisticação então considere utilizar um lustre em sua sala de jantar.

 

A escolha do lustre ideal para sua sala de jantar depende da decoração e do tipo de mesa. Em uma sala com uma mesa com tampo de vidro, por exemplo, o ideal é um lustre com foco de luz para cima.

 

Se a mesa for redonda ou oval, escolha um lustre com essas mesmas formas.

A variedade de materiais são tantos e também pedem uma atenção especial na hora de escolher.

 

A dica é manter um certo equilíbrio entre os materiais, sempre combinando e contrastando com os móveis, principalmente com a mesa. Um lustre de cristal contrasta harmoniosamente com uma mesa de madeira. Se a mesa for de vidro a pedida pode ser um lustre de tecido.

 

A altura ideal do lustre sobre o tampo da mesa é de 0,70 a 1 metro.

O tamanho do lustre deve acompanhar o tamanho da sala. Em uma sala de jantar grande, pode ser usado um lustre grande ou, assim como os pendentes, mais de um lustre do mesmo modelo. Já em salas pequenas o lustre deve ser pequeno.

Lustres para quem procura requinte e sofisticação

Plafon

O plafon é um tipo de iluminação que nunca sai de moda pois se adapta bem em salas com todos os tamanhos de pé direito.

 

Em salas de jantar com pé direito baixo pode ser utilizado o plafon de embutir com luz direta. Elas ficam rentes ao tento, não ocupando muito espaço e iluminam bem o ambiente.

 

Já em salas com pé direito alto pode ser usado o plafon de sobrepor. A iluminação se estende por todo o ambiente e existem muitos modelos e estilos para combinar com sua sala de jantar.

Spot

O spot é a opção para quem quer instalar iluminação embutida em teto de gesso. Os spots ficam embutidos em sancas e dão um lindo efeito de iluminação suave e moderna. É também uma boa alternativa para salas com pé direito baixo.

Spots embutidos, iluminação suave e moderna.

Cadeiras

Você cuidou de cada detalhe da sua sala de jantar. Uma iluminação charmosa e uma mesa elegante, mas quando o seu convidado se senta na cadeira ele percebe que ela não é confortável ou que ela tem braços que batem no tampo da mesa. Para isso não acontecer não descuide na hora de escolher as cadeiras de sua sala de jantar.

 

É importante pensar no perfil dos moradores pois as cadeiras não apenas devem combinar com a decoração, mas também ser confortáveis para quem mais vai utilizar.

 

Como já escrevemos anteriormente, a altura de uma mesa é em média de 75 centímetros, então o ideal é que as cadeiras tenham em média 25 cm de distância entre o assento e o tampo da mesa e uma altura de 50 centímetros.

Além de combinar com a decoração, as cadeiras devem ser confortáveis

Leve em consideração se há crianças na casa, nesse caso é indicado cadeiras com quinas menos proeminentes e de tecido mais resistente e fácil de limpar.

 

Cadeiras diferentes umas das outras estão em alta na decoração de salas de jantar. Há muitas opções. Dá para utilizar cadeiras nas laterais e bancos ou poltronas nas pontas, cadeiras giratórias e fixas, cadeiras de cores variadas… Só é necessário tomar cuidado para que as cadeiras tenham o mesmo estilo da mesa para não desarmonizar a decoração, então se sua mesa for de um modelo mais rústico as cadeiras também devem ser rústicas, o mesmo serve para mesas mais modernas.

mesclando cadeiras e bancos
cadeiras e bancos modernos harmonizando com a decoração

Outra aposta certeira na decoração de sua sala de jantar são cadeiras de cores mais claras que a mesa. O contraste com certeza deixa o ambiente muito elegante.

cadeiras mais claras que a mesa, o contraste deixa o ambiente mais elegante

A quantidade de cadeiras vai depender do tamanho da mesa.

 

Para mesas retangulares:

·         4 cadeiras – mesa medindo 1,40 x 0,90 metros

·         6 cadeiras – mesa medindo 1,80 x 1,00 metros

·         8 cadeiras – mesa medindo 2,40 x 1,10 metros

·         10 cadeiras – mesa medindo 2,80 x 1,10 metros

 

Para mesas quadradas:

·         4 cadeiras – mesa medindo1,00 x 1,00 metros

·         6 cadeiras – mesa medindo 1,40 x 1,40 metros

·         8 cadeiras – mesa medindo 1,50 x 1,50 metros

·      10 cadeiras – mesa medindo 2,00 x 2,00 metros

 

 

Para mesas redondas:

·         4 cadeiras – mesa medindo 1,00 metros

·         6 cadeiras – mesa medindo 1,20 metros

·         8 cadeiras – mesa medindo 1,50 metros

·         10 cadeiras – mesa medindo 1,80 metros

Calcule a quantidade de cadeiras de acordo com o tamanho da mesa

Dicas para uma sala de jantar pequena

 

 

·      Se a sua sala de jantar for muito pequena a dica é encostar a mesa na parede e utilizar bancos que se encaixam quando não estão sendo usados.

 

·         Prateleira são ótimas para decorar salas de jantar pequenas. Use para colocar porta-retratos, flores ou livros.

 

·         Use espelhos para dar uma sensação de amplitude do ambiente. Vale fazer um mosaico com pedaços pequenos ou até cobrir a parede inteira com uma peça grande.

 

·         A maioria das salas de jantar pequenas são integradas a outros ambientes como a sala de estar ou a cozinha americana. Invista na decoração para delimitar esses ambientes: Tapetes diferentes em cada área. Revestimentos diferentes nas paredes de cada ambiente, pode ser papel de parede, pintura, espelhos ou um painel de madeira. Rebaixar o forro de uma das áreas. Móveis como aparadores, cômodas ou bancos.

 

·         E mais uma vez a iluminação é indispensável aqui. Uma sala de jantar bem iluminada também cria a sensação de um ambiente maior. Os pendentes aqui são uma boa pedida.

 

·         Use cores de tons claros nas paredes. Quando a luz entra em ambientes com tonalidades mais claras dão a sensação de ambiente maior e mais arejado.

 

·         Mas se você quer usar cores mais fortes na parede, não tem problema, use uma cor mais escura em uma das paredes, não perdendo assim o efeito de amplitude da cor clara.

poltronas delimitam os ambientes separando a sala de estar da sala de jantar

Dicas para uma sala de jantar grande

  • Uma mesa de jantar longa é uma boa pedida para evitar que o ambiente fique muito vazio. Uma alternativa é colocar duas mesas de estilos diferentes para deixar a sala mais descontraída e criar dois ambientes. Um deles pode ser o local para saborear alguns drinks e aperitivos enquanto o prato principal não fica pronto.
 
Duas mesas criando uma sala de jantar com dois ambientes
  • Cristaleiras, aparadores e buffets podem ser bons aliados. Os buffets guardam os pratos, talheres e demais utensílios de mesa, já a cristaleira mantém as taças, copos e demais itens delicados seguros.
 
  • Preserve o espaço de circulação das pessoas. O espaço entre os móveis deve ser de no mínimo de 60 cm e entre a mesa e as paredes de 1,20 cm.
 
  • Aposte nas cores. Cores neutras podem tornar a sala de jantar monótona. O vermelho e o verde são boas alternativas, pois despertam o apetite.
 
  • Os tapetes também estão liberados para salas de jantar grandes. Além do toque de requinte, o tapete protege o piso do arrastar das cadeiras.
Tapetes são bem vindos em salas de jantar

Mais fotos de salas de jantar para inspirar

Todas as fotos dessa matéria são de obras realizadas pela Atiossi Engenharia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CADASTRE-SE

NEWSLETTER