Portas de entrada

Dicas e modelos para sua casa

A porta de entrada é o elemento fundamental da fachada de uma casa. Além de garantir a segurança e privacidade da entrada principal, ela reforça o estilo e a proposta arquitetônica.

Ao construir ou reformar a casa é normal ficar perdido na hora de escolher a porta de entrada ideal em meio a tantos modelos.

Mas calma! Nesse artigo vamos mostrar quais os modelos, materiais e estilos de portas. E também vamos dar algumas dicas para encontrar a porta de entrada que se encaixe com perfeição ao seu projeto.

Modelos de porta de entrada

Portas de entrada de uma folha

A porta de entrada de uma folha é sem dúvida o modelo mais utilizado.

De fácil instalação, ela pode ser encontrada em vários materiais e se adapta com facilidade nos projetos tradicionais aos mais modernos.

A discreta porta de entrada de uma folha desse apartamento interagindo com a parede

Portas de entrada de duas folhas

Para quem busca elegância em uma fachada, uma opção é a porta de entrada de duas folhas.

 

Ao contrário das portas de uma folha, a porta de entrada de duas folhas é menos utilizada em fachadas pois necessita de um espaço maior para sua instalação. Porém, pode ser uma ótima opção para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Porta de duas folhas é uma ótima opção para espaços maiores

Siga nosso Instagram

Portas de entrada de madeira

De projetos de fachadas clássicas até as mais modernas, a porta de entrada de madeira é versátil e se encaixa a todos os estilos.

Por ser tão versátil podemos encontrar vários formatos, cores, tamanhos e modos de abertura.

 

Você pode optar por uma porta de tamanho padrão. As mais comuns medem 2,10 m de altura por 92cm de largura. Portas de tamanhos maiores são perfeitas para um projeto mais moderno, mas elas devem ser encomendadas com antecedência.

Porta de madeira em cor natural

As portas de madeira também permitem ousar nas cores. Elas são encontradas em sua cor de tonalidade natural até cores vivas e vibrantes.

O branco, preto e tons de cinza são bastante utilizados quando o estilo da fachada é mais minimalista e clean.

 

Outra característica que faz a porta de madeira ser bastante procurada para a entrada principal da casa é a possibilidade de trabalhar padrões visuais entalhados como desenhos, formas geométricas, frisos etc.

 

É importante lembrar que porta de madeira instalada na entrada da casa está sujeita a ação do tempo. Por isso é importante que a superfície receba um tratamento para que mantenha a beleza e durabilidade. O ideal é a aplicação de um selante para manter longe a umidade e pragas que podem acabar destruindo a madeira.

 

Se o objetivo é ter um aspecto perolado o ideal é a utilização de um produto chamado laca em sua superfície. Por outro lado, para deixar a madeira com uma tonalidade escura pode ser utilizado betume, cera de carnaúba ou extrato de nogueira.

 

É claro que a instalação feita por profissionais especializados garante a longevidade de uma porta de madeira, porém isso não tira a necessidade de uma manutenção depois de alguns anos de uso.

Portas de entrada de vidro

Apesar de ser bem menos utilizadas, as portas de entrada de vidro também podem ser uma opção elegante para sua residência.

Pode ser uma solução interessante em casos em que o ambiente interno para onde a porta dá acesso recebe pouca luz natural.

 

Por outro lado, a porta de vidro na entrada pode comprometer a privacidade de seus moradores. Mas isso é facilmente resolvido utilizado um vidro com tratamento fosco ou com instalação de película.

O problema da privacidade é resolvido com um vidro fosco.

Portas de entrada de alumínio

Cada vez mais as portas de alumínio vêm se tornando uma ótima opção para entrada de casas.

Com um design moderno e arrojado, suas vantagens são muitas.

 

Durabilidade, fácil instalação, pouca manutenção, se encaixa em todos os estilos de projetos arquitetônicos, podem ter acabamento fosco ou brilhante e são 100% recicláveis.

 

Outra vantagem em usar portas de alumínio em entradas de casas é que elas são encontradas em vários modelos e combinações: Portas de alumínio com vidro, de correr, pivotante e com grade.

 

Mas talvez o maior trunfo da porta de alumínio é a sua fácil manutenção e limpeza. Como ela não tem nenhum problema em ser molhada, pois não oxida, uma mangueira ou balde d’água, sabão e uma esponja macia podem ser utilizados com tranquilidade.

Portas de entrada de aço

O aço é outro material que pode ser utilizado na porta de entrada.

É um metal de boa resistência e combina tanto em fachadas clássicas quantos as mais modernas. O aço pode ser manipulado criando formas e desenhos em sua superfície e receber um acabamento em sua cor natural ou colorida. 

 

Elas podem ser com abertura de correr, basculantes, correr estilo veneziano ou de giro.

Contudo é importante salientar que o aço tem uma menor resistência a oxidação necessitando um tratamento profissional prévio com produtos específicos para manter sua longevidade.

 

Sua limpeza e manutenção também são pontos positivos. Os cuidados com esse tipo de porta são semelhantes aos da porta de alumínio.

Porta de entrada com abertura pivotante

Para quem quer um modelo moderno e sofisticado de porta na entrada de casa, a porta de entrada pivotante é o modelo certo.

O grande diferencial desse modelo de porta é o sistema de abertura. Pinos na parte superior e inferior da porta fazem a porta girar em torno de seu próprio eixo na vertical.

Esse modelo de porta necessita de um vão de entrada maior, além de um projeto sob medida e mão de obra especializada para sua instalação.

Dicas para escolher a porta de entrada

Na hora de escolher a porta de entrada principal, a dica é seguir o estilo arquitetônico que predomina na fachada da residência.

Uma fachada moderna pode combinar bem com portas de tamanhos fora do padrão e materiais variados como os descritos acima.  Mas se a casa tiver uma fachada mais rústica ou clássica a opção pode ser a madeira em sua cor natural ou o aço.

 

Outro fator que deve ser observado é a região onde fica a residência. Portas de aço não são recomendadas para regiões litorâneas pois o fenômeno da maresia acelera bastante o processo de corrosão.

O conforto térmico e o isolamento acústico não devem ser ignorados. Neste caso a porta de madeira é a melhor opção.

 

Um bom profissional de arquitetura saberá qual a melhor opção para cada tipo de projeto. E a Atiossi Engenharia está sempre pronta para executar sua obra incluindo a instalação perfeita da porta de entrada principal.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

CADASTRE-SE

NEWSLETTER