Cozinhas americanas são incríveis.
Saiba por quê.

Integrar a cozinha a outros ambientes da casa, esse é o objetivo da cozinha americana.

Utilizando um balcão ou uma meia parede para criar uma interação com qualquer outro ambiente próximo, a cozinha americana se torna o cenário perfeito para uma boa conversa entre familiares e amigos enquanto o chef prepara o prato do dia.

 

Criado nos anos 50 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, essa integração com outros ambientes deixa a casa com um espaço mais amplo, dinâmico e moderno.

Cozinha america. Projetada pela WF Arquitetura

Mas é claro que não é algo simples de se fazer, afinal de contas, na maioria das vezes, para ter uma cozinha americana em uma casa ou apartamento é necessário alterar ou até mesmo retirar por completo algumas paredes.

 

Isso significa rever a parte elétrica e hidráulica, avaliar se a parede é estrutural e se pode ser retirada, entre outras coisas. Por isso, não saia derrubando paredes por aí sem o acompanhamento de um engenheiro. Isso além de perigoso é ilegal.

 

Mas calma. Neste post você vai encontrar algumas dicas valiosas para transformar a sua cozinha em uma cozinha americana dos sonhos. E Claro, sem dor de cabeça.

 

Estilos de cozinhas americanas

A principal característica da cozinha americana é a integração com os outros ambientes da casa. Geralmente com a sala de jantar ou estar. Mas também pode se integrar com qualquer outro ambiente próximo a cozinha.

 

Para entender melhor veja abaixo os diferentes estilos de cozinhas americanas.

Totalmente integrada

Exemplo de cozinha americana totalmente integrada. Projeto da Fernanda Marques

A cozinha americana totalmente integrada não traz nenhuma barreira vertical entre ela e os outros ambientes, ou seja, todas as paredes são eliminadas.

 

O ganho de espaço e a sensação de amplitude do ambiente nesse modelo de cozinha é nitidamente notável.

A ideia nesse estilo de cozinha americana é a total integração, transformando a cozinha e os outros ambientes em um só. Mas também é possível criar uma sutil distinção entre os ambientes utilizando pisos e revestimentos diferentes entre eles.

Parcialmente integrada

As banquetas completam o conjunto desse balcão. Projeto Sala 2.

A principal característica de uma cozinha parcialmente integrada é a presença de um balcão formado por uma meia parede. Ela cria uma divisão entre a cozinha é os demais cômodos.

 

Porém, mais que uma divisão, o balcão facilita o dia a dia de quem utiliza a cozinha, apoiando eletrodomésticos ou os ingredientes durante o preparo de algum alimento. Quando se tem banquetas completando o conjunto, é utilizado para pequenas refeições.

 

Uma opção interessante para criar essa divisão entre os espaços é a utilização de mobiliário. Um balcão de madeira substitui o de alvenaria. A vantagem é a grande variedade de opções. O balcão pode ganhar um armário na parte de baixo, por exemplo. Nesse caso, a criatividade é o limite.

Vantagens da cozinha americana

A reforma de uma cozinha para transformá-la em uma cozinha americana pode ser a escolha certa para valorizar o imóvel e suas vantagens compensam o investimento.

  • Visual sempre moderno – Uma cozinha americana tem sempre um visual moderno, elegante e contemporâneo. O conceito de planta aberta harmonizando com outros ambientes nunca sai de moda, mesmo com o passar do tempo.

 

  • É perfeita para ambientes pequenos – A cozinha americana é perfeita para quem possui uma casa ou apartamento pequeno. Com menos parede os ambientes se integram e ficam mais amplos, além de aumentar as alternativas em decoração possibilitando uma melhor reorganização dos espaços.
  • Melhora a iluminação natural – Em muitas casas a iluminação natural é um privilégio e quanto mais melhor. Sem algumas paredes a entrada de luz é facilitada e ajuda na sensação de maior amplitude do ambiente. Sem contar no ganho de qualidade de vida.

 

  • Mais praticidade – A cozinha aberta permite a incrível possibilidade de estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Além de facilitar a circulação e o acesso ao balcão por todos que estiverem nos ambientes integrados a cozinha.

 

  • Elimina a exclusão de quem está cozinhando – Em uma cozinha americana, as reuniões com os amigos ficam mais divertidas, principalmente para quem está comandando o fogão. É o fim da exclusão. Quem cozinha participa das conversas e pode ser até a estrela principal da reunião com a plateia interessada nas atividades culinárias.

Algumas desvantagens da cozinha americana

Se você chegou até aqui é porque está cogitando a possibilidade de transformar a sua cozinha em uma cozinha americana.

Mas seria uma irresponsabilidade nossa não alertar que nem tudo são flores.

Preparar alimentos com odores mais fortes pode ser um problema, já que não há barreiras para impedir que se espalhe pelo resto da casa. Isso vale para alimentos que produzem muita fumaça, como fritura, por exemplo. Por isso a instalação de bom sistema de exaustão é indispensável.

 

Você pode optar em instalar um cooktop e uma pia no balcão, realmente é uma ótima ideia. Mas isso significa uma estrutura hidráulica, elétrica e de gás mais complexa.

Escolha a dedo a empresa que realizará a obra para que todos esses detalhes não passem despercebidos.

 

Todas as cozinhas que estão representadas nas fotos dessa matéria foram projetadas por arquitetos consagrados e as obras de instalação são da Atiossi engenharia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

CADASTRE-SE

NEWSLETTER